Enfim chegamos à Ljubljana. Na verdade, já até saímos, mas pula essa parte.
A cidade é a capital da Slovenia, um dos países originados a partir da dissolução da Iugoslávia, tem menos de 300 mil habitantes e uma cara danada de cidade pequena. O lugar é bem bonito e, como ainda não faz parte do tradicional roteiro turístico, tem preços em conta e o pessoal é muito acolhedor. Não é raro pedir uma informação na rua e o pessoal terminar a explicação com um "welcome to Ljubljana" ou "enjoy your stay here".
Como chegamos no final da tarde, no primeiro dia as mulheres só se interessaram em aproveitar as "popustes", que pelo que eu pude perceber é promoção em Sloveno. Ficamos rodando pelo centro e conhecendo o lugar. De noite, passeio à beira do rio e degustar as bebidas locais. Ao lado do Apart tinha um coquetel bar com mais de 150 opções de drink e uma decoração muito macabra, cheia de caveiras, tumbas e quadros sinistros... Pelo menos a bebida era boa!
Para saber mais sobre o Pr Skeleton
No dia seguinte, fomos conhecer melhor a cidade. Circuito turístico mesmo. Mercado de rua, ponte tripla, ponte dos dragões, ponto dos cadeados e mais outras pontes que eu igualmente não sei o nome.
A culinária, e mais especificamente a comida de rua dessa região me inspira restrições, especialmente em relação aos pratos eqüinos. Algumas barracas e restaurantes servem cavalo de diversas formas, hambúrguer, carpaccio, presunto... E o pior é que não é igual a nossa charque que a gente como sem saber o que é. Aqui cavalo é prato típico, inclusive o famoso "horseburger". Não encarei.
De noite, achamos um sports bar que fosse transmitir o jogo do Brasil contra a Bósnia e apesar de termos ganho a partida, passamos vergonha frente a um grupo de 4 Bósnios que estavam no mesmo bar. Dessas ex-repúblicas Iugoslavas, nunca sei quem é amigo ou inimigo de quem, mas os eslovenos não vibraram com os gols do Brasil. E, pelo que notei conversando com o pessoal, os Sérvios são o inimigo comum a todos. Eu, por uma análise passional-histórica, não simpatizo com os Bósnios, mas até que os caras do bar eram legais.
Vamos ser de quem os croatas são amigos ou não. Próxima parada: Zagreb.
Para saber sobre o apartamento que ficamos em Ljubljana, cliquem abaixo. O lugar é show fé bola, com a melhor localização da cidade e com vista pro rio. O único contra é ficar numa zona de acesso exclusivo para pedestres. Ou seja, pra quem tá carro, vai ter que puxar a mala por alguns metros.
Informações do Apartamento Mescanka em Ljubljana no Booking.com
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Slovenia, Ljubljana. Noites 1 e 2 (compacto especial com os melhores momentos)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário